Assim reage o nosso cérebro quando se riem de nós

Gozarem connosco é mau, mas fazê-lo em público e ainda se rirem de nós é uma experiência muito desagradável.

Esta é uma situação que causa pesadelos a muita gente e traumas a quem já a viveu. A ciência estudou o que se passa no nosso cérebro quando gozam connosco e se riem de nós.

Um estudo publicado na revista Social Neuroscience concluiu que os insultos provocaram mais atividade cerebral do que os elogios, e de forma mais intensa, mesmo quando eram acompanhados pelo riso.

O que pode explicar porque é que passa mais tempo a pensar nas críticas que alguém fez ao seu trabalho do que nos elogios que recebeu por um trabalho bem feito.

E não há dúvidas de que a humilhação é uma das emoções mais intensas que se pode sentir. Um estudo realizado em 2014 por investigadores da Universidade de Amesterdão decidiu testar a reação cerebral de um grupo de voluntários a três tipos de emoções: humilhação, ira e felicidade.

As reações perante a humilhação eram as mais potentes em todos os componentes avaliados.

 

Curiosamente, por outro lado, a humilhação pública (algo negativo) e um elogio (algo positivo) têm uma consequência em comum: corar. Os neurologistas explicam que esta é uma reação provocada pelo stress associado à libertação de determinadas hormonas.

Blogs Relacionados
Obrigado