Cientistas afirmam que sabem porque é que a roupa de treino fica com mau cheiro

Possivelmente está a pensar que se trata de mais um estudo científico sem sentido e que a resposta é tão simples que nem merece ser estudada. Mas se acha que a culpa é apenas do suor, engana-se.

Por muito que uma pessoa se gabe de que pouco ou nada transpira durante o treino e de que o seu suor é isento de odor, a verdade é que a roupa usada para fazer exercício físico fica quase sempre a cheirar mal e às vezes nem uma lavagem a safa.

Muitas pessoas desconfiam do suor, mas a resposta é bem mais complexa do que isso. Quem o diz é um estudo da Northumbria University, no Reino Unido, que destaca que o suor apenas ganha um odor quando entra em contacto com bactérias e que a culpa pode estar, na verdade, na própria roupa.

Como se lê no site Buena Vida do AS, a humidade que fica nas fibras da roupa de treino torna-se no ambiente ideal para a proliferação de micróbios, muitos deles resistentes a temperaturas até 20 graus. Essa humidade é provocada não só pelo suor, mas pelo hábito que colocar a roupa de treino num saco fechado – que muitas vezes fica assim horas a fio até ser novamente aberto, algo que acontece frequentemente com as pessoas que treinam de manhã antes de irem para o trabalho.

Para o estudo, os investigadores recorreram às roupas de treino de um grupo de voluntários desafiados a um plano intenso de exercícios. Após finalizarem a atividade, as suas camisolas foram analisadas e foram detetados até seis compostos orgânicos voláteis que podem causar mau cheiro. Essas mesmas roupas foram, depois, lavadas a 20 graus e novamente analisadas: o cheiro manteve-se, mas o nível de compostos era menor, mas ainda existente.

Segundo os investigadores, o uso de detergentes e amaciadores pode aumentar a intensidade do mau cheiro de tais roupas, mas tal é possível que deixe de acontecer quando a roupa é lavada a mais de 40 graus, uma temperatura que já se mostra eficaz na hora de eliminar os compostos orgânicos sobreviventes.

Além disso, os investigadores britânicos dizem que é importante lavar a roupa de treino separadamente da roupa usada no dia-a-dia, em particular a roupa interior. Guardá-la num local arejado é também recomendado.

Saló Carles, engenheiro químico, diz ao Buena Vida que “há certos tecidos que, pela sua natureza, são uma armadilha para os odores, o que torna difícil de remover, como o nylon”.

 

Lavar a roupa de treino a temperaturas mais altas ou optar por tecidos de pouca absorção de água é o ideal, podendo a melhor escola ser o poliéster. Já o algodão, apesar de ser confortável, tem uma grande taxa de absorção de humidade (leia-se suor), tornando-se, por isso, numa opção a evitar.

 

Blogs Relacionados
Obrigado