Curcuma, grandes benefícios

A especiaria que pode mudar a tua saúde.

A curcuma – ou açafrão-das-Índias – é uma das especiarias mais badaladas os últimos temos. Trata-se de uma planta herbácea da família do gengibre que cai nas graças das pessoas não pelo sabor, mas sim pela sua cor de ouro e pelos benefícios que traz para a saúde.

Por ser um ingrediente muito falado e cada vez mais consumido, a equipa de investigadores da BBC – do projeto Ask Me, I’m a Doctor – quis passar a pente fino os potenciais benefícios da curcuma e acabou mesmo por se render a esta especiaria.

Num estudo realizado junto de adultos, os investigadores criaram três grupos distintos. Num, os participantes tiveram que adicionar uma colher de chá de curcuma ao leite (já ouviu falar no leite dourado?), ao iogurte ou a outros alimentos todos os dias, no outro, todos tiveram que consumir um suplemento de açafrão-da-Índia com a mesma quantidade que a colher de sopa, e o terceiro apenas serviu como grupo de controlo, tomando um suplemento de placebo.

Passadas seis semanas, e com a ajuda do professor Martin Widschwendter da University College (em Londres), os investigadores da BBC conseguiram provar que o consumo diário de curcuma provoca “mudanças consideráveis” na saúde. Mais concretamente, diz Widschwendter, foi encontrado “um gene particular que mostrou uma grande diferença”, algo que deixou o investigador surpreendido, uma vez que se trata de “um gene envolvido em três doenças específicas: a depressão, a asma e eczema, e o cancro”.

 

Para a investigadora Kristen Brandt, da Universidade de Newcastle, o facto da curcuma ter apresentado efeitos positivos na saúde e o suplemento oral não, deve-se à mistura feita com os alimentos, que ajuda a potenciar o efeito da especiaria, melhorando, ainda, a absorção da mesma por parte do organismo.

Blogs Relacionados

What to Expect After Taking Glucotil

Publicado Por : Zen Cortex on Mar 29 , 24 10:37 AM

What Is The Recommended Dosage For ZenCortex?

Publicado Por : Zen Cortex on Mar 29 , 24 10:29 AM

Why Choose Glucotil?

Publicado Por : Zencorte Xreviews on Mar 29 , 24 09:44 AM
Obrigado