Por que nossos antepassados morriam cedo

Diversas pesquisas têm tentado explicar porque nossos antepassados tinham uma expectativa de vida tão baixa se só comiam coisas saudáveis. No passado, o mundo estava livre de produtos industrializados, fast food e alimentos cheios de conservantes, mas, mesmo assim, as pessoas morriam cedo.

Algumas respostas foram apresentadas para explicar como a dieta dos nossos antepassados influenciava a longevidade. Tudo indica que os hábitos alimentares foram decisivos ao longo da história para determinar os anos de vida da população. No Egito antigo, por exemplo, a média de vida das pessoas era de apenas 35 anos de idade.

Por que os povos antigos apresentavam baixa expectativa de vida?



Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a dieta dos caçadores pré-históricos era baseada em carboidratos, gorduras e proteínas. A alta ingestão de produtos de origem animal e a baixa ingestão de vegetais curiosamente tornaram a saúde geral do homem pré-agrícola muito boa.

Já no caso dos antigos egípcios, a alimentação era baseada na agricultura. Este povo vivia com uma dieta composta quase que totalmente por carboidratos.
Frutas e vegetais eram muito consumidos, com destaque para ervilhas, uvas, lentilhas, tâmaras e azeitonas. Além disso, os egípcios adoçavam seus alimentos com mel e consumiam pouca carne e peixe.

Com esta alimentação, acreditava-se que estes povos poderiam viver muito e com saúde, mas não era o que de fato acontecia. De acordo com a história, os egípcios morriam jovens, vítimas de doenças como pneumonia, tuberculose e lepra. Muitas pessoas eram obesas nessa época.

A conclusão é que os antigos egípcios comiam pouca gordura, quase nenhuma carne vermelha e possuíam uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos e, ainda assim, não eram saudáveis. Segundo os nutricionistas, isso acontecia porque para os antigos egípcios faltavam elementos importantes para o equilíbrio da pirâmide alimentar.

Outro ponto importante para a baixa expectativa de vida era a ausência de uma fonte variada de alimentos de origem animal, responsáveis por nos oferecer importantes aminoácidos para a manutenção da saúde humana e vitaminas essenciais, como a A, E e as vitaminas B e D.
 
Obrigado