Vivemos a um ritmo frenético, num turbilhão de emoções que nos move a cada passo que damos. Muitas vezes dar umas boas gargalhadas é a melhor forma de aliviar o stress.
Alegria, tristeza, saudade, frustração, ansiedade… e todo este ritmo constante faz de nós Humanos. A vida é feita de peripécias, de embaraços de mudanças. O ser humano é, por si só, uma personagem que vive de emoções e que vive intensamente as suas relações amorosas ou de amizade. Esta vivência resulta muitas vezes em situações de harmonia, cumplicidade e afeto, mas infelizmente também gera casos de discussões e mal-entendidos.
O que fazer para melhorar o seu estado de espírito perante as adversidades da vida? Rir! É cada vez mais claro que rir facilita as relações sociais, melhora o nosso estado de espírito e diminui a ansiedade.
Rir traz-nos muitos benefícios fisiológicos, espirituais, e psicológicos… Para além de nos tornar pessoas muito mais agradáveis e desejáveis.
Sorrisos originam sorrisos, e todos nós precisamos de sorrir para sermos felizes!
Deixem-se contagiar pelo sorriso
Os sorrisos são de facto contagiantes, tal como as caras chateadas e o mau humor! Isto porque, instintivamente, nós espelhamos nas nossas caras as expressões emocionais das pessoas que nos rodeiam, e esta influência das expressões faciais pode ser muito importante para a nossa capacidade de simpatizar ou não com as pessoas e de perceber que “tipo” de individuo é.
Já repararam que se um amigo estiver a sorrir, começamos a sorrir também, mesmo que de forma inconsciente?! E é tão bom!!
Por isso vamos lá sorrir pois para além de nos tornarmos pessoas mais positivas vamos agradar e fazer mais feliz quem está ao nosso lado.
Sorrir trás muitos benefícios fisiológicos, trás “anos de vida”…
- Rir liberta substancias fundamentais para a saúde como a serotonina e endorfinas, que proporcionam relaxamento físico e emocional
- Combate o stress e a depressão. Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina – hormonas do stress – baixam e o nosso cérebro passa a produzir endorfina, hormona responsável por nos deixar mais relaxados.
- Estimula os abdominais tornando-os mais fortes e tonificados
- Rir com outras pessoas ajuda a criar laços mais profundos com elas
- Rir fortalece o sistema imunitário evitando infecções
- A rir movimentamos os músculos faciais e todo esse exercício facial estica a pele, retardando o aparecimento de rugas
- A rir aumenta a pulsação, o sangue circula mais intensamente no organismo aumentando a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos, melhorando também a absorção dos nutrientes pelos tecidos;
- Uma boa gargalhada aumenta a absorção de oxigénio pelos pulmões. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. Vai melhorar a ventilação, o que contribui na redução de problemas respiratórios crónicos.
- Previne também as ulceras pois ao rir o corpo segrega uma enzima que protege o nosso estômago.
- Os movimentos que fazemos ao rir fazem uma espécie de massagem no nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.
Aprendam a rir mais:
– Sorriam
Façam do sorriso uma expressão comum.
Tentem sorrir enquanto trabalham, correm ou simplesmente enquanto lêm um livro. Transformem a vossa cara para que o sorriso faça parte do vosso dia a dia.
Pratiquem no espelho, verão que daí irá sair certamente uma gargalhada!
Tentem, enquanto se deslocam para o trabalho ou no caminho até ao autocarro, sorrir para cada estranho que passar. É uma forma de praticar. Com certeza iram tirar alguns sorrisos das pessoas a quem sorriram e sentir-se-ão mais felizes por isso… para além de deixarem toda a gente a pensar que são super simpáticos!
– Estejam rodeados de pessoas que vos fazem rir
Estar rodeado de pessoas que reclamam por tudo e por nada não vos fará mais felizes.
Rodeiem-se de pessoas divertidas, positivas e engraçadas! Se estiverem num grupo onde haja quem esteja a reclamar tentem mudar de assunto e tomem as rédeas da conversa para algo divertido.
– Vejam filmes ou programas de televisão divertidos.
Se o vosso gosto é mais filmes de terror ou suspense, optem por trocar, por uns tempos, por uns filmes mais divertidos … pelo menos até se sentirem mais felizes e optimistas.
Um documentário sobre a vida real ou telejornais que só trazem desgraças podem ser muito interessantes ou necessários para a nossa cultura geral mas se vos fazem ficar tristes, para quê assistir? Optem sempre pela felicidade!
– Pratiquem o bem.
Fazer o bem, ajudar quem precisa, ouvir um desabafo… são acções que deixam os outros mais felizes e por consequência nos fazem também felizes.
Procurem ajudar um amigo, dar-lhe mais felicidade… às vezes o que precisam é simplesmente de um sorriso!
– Riam de vocês.
Se cometerem um erro, caírem, sujarem-se… riam!
Rir de nós próprios mostra confiança, mostra que sabemos aceitar os nossos erros. Pessoas confiantes são mais felizes!
– Trabalhem no que vos faz feliz.
Certifiquem-se que fazem todos os dias um trabalho que gostam, ou tentem gostar daquilo que fazem… mesmo que não seja o que mais desejavam estar a fazer! Todos os trabalhos têm o seu quê de especial.
E se não gostam mesmo do que fazem… procurem encontrar outro que vos satisfaça mais! Ficar sentado à espera que ele apareça não o vai fazer aparecer!!
Riam até não poderem mais, aproveitem esse momento para sentir o poder do vosso riso como força motivadora para um estilo de vida mais positivo, que vos levará ao bem-estar psicológico.
“Rir é o único remédio que não é pago, não tem contra-indicações e podem receitar a toda a gente! Aproveitem!”