O Que é a Realidade Virtual?

Cozinha

Vamos ver o que significa a Realidade Virtual dividindo o nome em partes: neste caso, 'Virtual' significando proximidade e 'Realidade' o ambiente habitado pelo ser humando. De uma forma abstrata, a definição de Realidade Virtual podia ser simplesmente uma realidade aproximada. Na verdade, esta expressão poderia ter imensos significados dependendo do tipo específico de realidade simulada pelo ser humano.

 

Agora de uma forma mais detalhada e concreta, a realidade virtual é definida como uma tecnologia de computador que tem como objetivo criar um ambiente simulado, colocando o usuário literalmente dentro da experiência, ao contrário das experiências de usuário tradicionais que existiam até aos dias de hoje. Os usuários têm a possibilidade de interagir com mundos 3D em vez de simplesmente assistir a vídeos numa tela. Através da simulação 3D é possível estimular vários sentidos do ser humano como audição, visão, olfato e tato, em que o computador atua como um intermediário de ligação com o mundo artificial. Os limites máximos da experiência em realidade virtual (realidade aproximada) dependem dos conteúdos disponíveis e da capacidade do equipamento utilizado.

 

De uma forma muito simples, a realidade virtual pode ser também definida como um ambiente artificial criado com um software informático, em que assim que o usuário imerge nesse ambiente, acredita ser o seu ambiente real. O computador em que está sendo reproduzido o ambiente de realidade virtual, permite ao usuário utilizar dois dos cinco sentidos, a audição e a visão. Basicamente, a realidade virtual combina os sentidos do ser humano com a tecnologia informática para que o usuário consiga explorar o mundo virtual como se fosse um ambiente real.

 

Como funciona a realidade virtual?

 

Atualmente já existem vários sitemas de Realidade Virtual, no entanto todos partilham alguns recursos incluindo:



  • Conjunto de óculos que controlam o que os seus olhos vêem. A técnica de apresentar diferentes vistas nos olhos dos usuários confunde o cérebro, pensando que está realmente num ambiente em 3D. Por exemplo, as cadeiras virtuais parecem sólidas aos olhos dos usuários.

 

  • Existem outros dispositivos de entrada que o usuário pode usar, como luvas que detetam os movimentos dos dedos. Assim que você pressiona ou mexe um dedo no controle virtual, o computador permite executar um comando específico, como por exemplo desligar uma televisão virtual.

 

  • Fones que são usados para controlar o que você ouve no ambiente virtual.



Um componente essencial desta tecnologia é um computador poderoso capaz de reproduzir os gráficos e som em tempo real. As imagens podem ser projetadas nas paredes e no chão da sala, permitindo a você explorar o cenário livremente.

 

Aplicações da Realidade Virtual

 

Hoje em dia maioria dos usuários já estão mais familiarizados com o termo realidade virtual, mas não têm a certeza sobre como é aplicada este tipo de tecnologia. Os jogos são uma das aplicações mais óbvias da tecnologia de realidade virtual, mas existem muitas outras aplicações úteis no dia-a-dia. E na verdade, a maioria destas aplicações são pouco comuns e desafiantes. A tecnologia de Realidade Virtual pode ser usada nas seguintes áreas:



  • Exército

 

  • Saúde

 

  • Educação

 

  • Moda

 

  • Entretenimento

 

  • Negócios

 

  • Esportes

 

  • Engenharia

 

  • Mídia

 

  • Telecomunicações

 

  • Cinema

 

  • Construção Civil

 

  • Linguages de Programação



A tecnologia de realidade virtual é tão conceituada e popular em todo o mundo pelas mais diversas razões. Além de ser uma ferramenta útil na área da saúde, também tem a sua utilidade em outras áreas como em programas de treino militares, criando modelos virtuais na arquitetura, expandindo protótipos de veículos prestes a serem lançados e desenvolvendo novos videojogos. A principal razão para existirem tantas empresas a criarem produtos em realidade virtual é a sua versatilidade.

 

Diferenças entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada

 

É verdade que tanto a realidade aumentada como a realidade virtual são dois lados da mesma moeda. A realidade aumentada pode ser considerada como realidade virtual com um pé no mundo virtual e outro no real. A realidade aumentada tem a capacidade para simular objetos artificiais num ambiente real, enquanto que a realidade virtual cria um ambiente artificial que pode ser explorado e habitado.

 

No que toca à realidade aumentada, o computador usa algoritmos e sensores para determinar a orientação e posição da câmera. A tecnologia da RA trata de renderizar os gráficos 3D exibidos a partir da lente da câmera, sobrepondo as imagens no campo de visão do usuário no ambiente real.

 

Quanto à realidade virtual, o computador usa basicamente os mesmos algoritmos e sensores. Porém em vez de localizar a câmera real no ambiente físico, a posição dos olhos do usuário é localizada dentro de um ambiente simulado. Assim que um usuário vira a sua cabeça, os gráficos reagem de forma conveniente. Em vez de renderizar objetos virtuais num ambiente real, a realidade virtual cria um mundo interativo e virtualmente convincente para os usuários.

09/09/2016 18:03:14
1 like

image

09/09/2016 19:26:58