Momentos mais Importantes de 2016, que mudaram o mundo

 

Por todo o mundo houve vários momentos em 2016 que causaram um enorme impacto global e que por sua vez fizeram com que se mudasse o o rumo da nossa história.

Libertação de Alepo  A 22 de dezembro, o exército governamental da Síria anunciou a reconquista do controlo total de Alepo. Com o controlo da cidade, o exército pode concluir a restauração da autoridade do governo sírio sobre a parte maior do território do país. 

 

Trump é eleito presidente dos Estados Unidos A 8 de novembro, o candidato republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Prometeu intensificar a luta contra o Estado islâmico, melhorar as relações com a Rússia e expressou seu desejo de restringir a política de imigração, expulsar mais de 11 milhões de imigrantes ilegais e construir um muro na fronteira com o México.

 

Morte de Fidel Castro A 25 de Novembro morreu o líder cubano Fidel Castro, uma notícia que abalou o mundo inteiro. "Encarnando os mais altos ideais da política, cidadania e pátria estava sinceramente convencido da justeza da sua causa à qual dedicou toda a sua vida", disse o presidente russo, Vladimir Putin, do líder cubano.

 

Brexit A 23 de junho de 2016 o Reino Unido votou pela saída da União Europeia. O movimento conhecido como 'Brexit', pode abrir a porta à saída de outros Estados-Membros, causando um efeito dominó sobre a UE. Em França, Itália e Países Baixos, várias vozes se levantaram a favor de um referendo sobre a permanência na UE e na união monetária.

 

Acordo de paz na Colombia A 24 de novembro, o governo da Colômbia e as Farc assinaram um acordo de paz, encerrando após meio século o único conflito armado que vive a região. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu em Oslo o prémio Nobel da Paz, apesar dos seus adversários políticos sentirem que a nova aliança é apenas "dissimulada". A implementação do acordo será o mais difícil.

 

Golpe de estado abortado na Turquia Durante o 15 e 16 de julho houve um golpe fracassado na Turquia. Após o evento, o governo turco ordenou a prisão de quase 11 mil pessoas e a demissão de aproximadamente de 60 mil. O presidente Erdogan acusou o Ocidente de apoiar o golpe. Este episódio também marca o início da normalização das relações entre a Rússia e a Turquia, que se tinham deteriorado em novembro de 2014, depois da Turquia ter abatido um caça russo ao sobrevoar território da Síria.

 

Assassinato do embaixador russo na Turquia A 19 de dezembro ocorreu o assassinato do embaixador russo na Turquia, na véspera do encontro entre aquele país, a Rússia e o Irão para discutir o cessar-fogo em Aleppo. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que Andrei Karlov foi "morto de maneira vil" e que o ataque visava "comprometer as relações dos dois países".

 

Acusação de Dilma Rousseff Depois de nove meses de uma acusação controversa, o Senado brasileiro aprovou a 31 de agosto com uma grande maioria a destituição da Presidente Dilma Rousseff por manipulação das contas públicas, e assim terminou 13 anos de governo do Partido de esquerda. Dilma foi substituída por Michel Temer. Este impeachment representa mais um episódio na história política da América Latina.

 

Ataques em Nice A 14 de julho, um camião varreu em Nice uma multidão que se reunia para celebrar o Dia Nacional de França. O presidente François Hollande declarou estado de emergência nacional, que foi posteriormente prorrogado até 15 de julho de 2017. A 19 de dezembro, um ataque semelhante foi registado em Berlim, onde um camião explodiu num mercado de Natal, deixando 12 mortos e 50 feridos. Após estes ataques, foi discutida a hipótese de os governos europeus reconsiderarem a sua política de imigração.

 

Escândalos de doping Em junho, vários atletas russos foram proibidos de participar nos Jogos Olímpicos do Rio por suposto envolvimento em manipulações com doping após a publicação de vários relatórios da Agência Mundial Anti-Doping (WADA). Mais tarde, um grupo de hackers revelou que os atletas ocidentais também tinha consumido substâncias proibidas, com a autorização da organização internacional. O escândalo poderá levar a uma reorganização de todo o sistema anti-doping internacional para torná-lo mais transparente.

Obrigado