Plantas para ter um MICROCLIMA perfeito dentro de casa
Muita gente sequer suspeita do incrível poder que as plantas de interior têm sobre o microclima dentro de nossas casas. Essas maravilhas deixam o ambiente mais confortável, equilibram a umidade do ar e renovam o oxigênio, fazendo com que crianças e pessoas que sofrem com alergias respirem melhor.
Plantas que absorvem a humidade
Lírio-da-paz, Bandeira-branca (Spathiphyllum)
Há quem acredite que o lírio-da-paz traga felicidade e amor ao lar. O fato é que esta planta não apenas absorve o excesso de umidade, normalizando o clima da casa, mas também destrói as esporas de mofo. Fica ótima no banheiro, a uma temperatura de 18°.
Cafeeiro (Coffea)
Dos quase 100 tipos de cafeeiros cultivados, geralmente o arábica e o cafeeiro-do-congo são os mais robustos. As primeiras frutas aparecem no quinto ou sexto ano, por isso é melhor comprar uma planta já grande. Este arbusto gosta bastante de ser regado e ficar à semissombra. Ele absorve o excesso de umidade do ar e enche o ambiente com um aroma tropical durante a floração. Mas tenha espaço para a planta, pois um cafeeiro adulto tem cerca de dois metros de altura.
Murta-comum (Myrtus)
Em muitos lugares, é o símbolo da paz e do prazer. No passado, as pessoas acreditavam que era uma árvore sagrada: devolvia a juventude aos idosos e dava energia e ânimo aos viajantes. Hoje, sabemos que a murta-comum não apenas equilibra o microclima, mas também faz bem à saúde: as partículas emitidas pelas folhas e flores matam as bactérias presentes no ar.
Loureiro (Laurus nobilis)
Dizem que os dinossauros herbívoros adoravam o loureiro. Isso fazia com que os predadores, ao escolherem esses dinos como vítimas, ganhavam uma refeição já temperada. Para os humanos, o louro é símbolo da vitória, grandeza e fama. É uma planta de origem subtropical, por isso ela adora o ar úmido, a semissombra e uma boa regada com água morna. Absorvendo a umidade do ar, ela ajuda a manter um microclima ideal. As folhas do loureiro, quando secas, podem ser usadas na cozinha.
Limoeiro (Citrus limon)
O limoeiro é uma planta agradável sob vários aspectos: durante a floração, enche o ar com seu aroma cítrico e absorve o excesso de umidade. As folhas emanam grande quantidade de substâncias curativas, esterilizando o espaço ao seu redor. Esta planta gosta de tomar banhos de sol, de receber água regularmente e de substrato seco.
Plantas que humidificam o ar fresco
Cedro-branco, cedro-do-óregão, cipreste (Chamaecyparis)
No Japão, é tida como uma planta sagrada: acredita-se que nela habitam as almas dos mortos e os deuses. É uma planta perene que refresca o ambiente, umidifica o ar, combate a poeira e alivia crises de dor de cabeça e enxaqueca. E a única coisa que você precisa fazer é mantê-la à semissombra e regá-la regularmente.
Espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara (Sansevieria)
A espada-de-são-jorge é capaz de fazer coisas incríveis com o ar: umidifica, produz uma quantidade considerável de oxigênio (para seu tamanho) e neutraliza evaporações nocivas emitidas por materiais sintéticos. É muito fácil de cuidar: ela guarda a umidade nas folhas, e não precisa ser muito regada. Pode ficar em qualquer canto da casa.
Figueira (Ficus)
Uma das plantas de interior mais populares. Ela umidifica o ar, enche o ambiente de oxigênio, neutraliza toxinas e suas folhas atuam contra a poeira. Gosta de espaços amplos e de semissombra. É uma planta pouco exigente, que cresce rápido, mas que não gosta de correntes de ar nem de água em excesso.
Cipó-uva (Cissus)
Pela semelhança das folhas, é associada às videiras. A planta lembra também a hera: se agarra a qualquer suporte que encontre, sempre em busca da luz. Se adapta facilmente ao ar seco, umidificando-o, mas precisa de semissombra e de limpeza regular nas folhas.
Kalanchoe
Popular e bem barata, é uma planta muito bonita, e suas variedades têm aparências muito originais. A Kalanchoe vem de Madagascar, e é ótima para espaços com ar seco. Ela acumula umidade nas folhas, regulando o clima da casa. Não necessita de muita água, mas você precisa mantê-la num local ensolarado.